sábado, 11 de setembro de 2010

Aerosmith - 29-05-2010 - São Paulo - SP (Estádio Palestra Itália)



Por Juliana Lorencini
Fotos Por Juliana Lorencini

Na noite de 29/05, sábado, a capital paulista serviu de palco para uma das maiores bandas de Hard Rock do mundo, Aerosmith! A apresentação ocorreu no estádio Palestra Itália, tinha seu início marcado para às 21h30m, começou com apenas 7 minutos de atraso! Eis que uma enorme cortina com o logo da banda escrito em vermelho e fundo preto é baixada, momento no qual os fans iniciam o clamor pela banda. Em seguida as luzes do palco se ascendem (confesso que pela minha posição privilegiada em relação ao palco, vi quando todos os integrantes se posicionaram no palco), Mr. Steven Tyler pergunta pelas “garotas e garotos” ali presentes e em alguns instantes a cortina é solta, dando a todos a visão completa do palco e do enorme telão que serviu de pano de fundo durante a apresentação (de excelente qualidade, com toda certeza ajudou a muitos fans que se encontravam em pontos mais distantes do estádio.

Tyler se posiciona à frente do palco, em uma passarela que percorria alguns metros da pista vip, local pelo qual passou a maior parte do tempo, entre idas e vindas, caras e bocas distribuídos a todos os lados. Eu que bem pertinho estava, posso com toda clareza afirmar que Tyler é um dos maiores front mans que já existiram, desde sua performance como rock star ao seu carisma e óbvio, habilidade e característica única para cantar.

O Aerosmith abriu a noite com "Eat The Rich” e deu seqüência com "Back In The Saddle", "Love In An Elevator" e “Falling in Love (is Hard on the Knees)”. Em um show repleto de clássicos fica difícil descrever pontos altos ou baixos, a medida em que vejo todos ao meu redor cantando em uníssono . Confesso que também tive meu momento “tiete” e fiz um pequeno vídeo de “Pink”, música que veio a seguir, afinal de contas, não é sempre que se tem a oportunidade de ver Steven Tyler tão próximo e eu tinha a necessidade de guardar algo para a posteridade!

Apesar das diversas crises comentadas antes da vinda da banda ao Brasil, até mesmo após seu retorno, o Aerosmith em cena, provou que sabe muito bem como contornar as coisas, o perfeito entrosamento entre seus integrantes, Tyler buscou cada integrante dando um destaque especial constantemente e em momentos distintos. Fez com que o Aerosmith proporcionasse uma excelente noite aos fans que aguardaram tão ansiosos por está vinda, e a muitos que participaram ativamente da escolha do repertório em uma oportunidade dada pela banda (em seu twitter oficial).

Dando continuidade ao show, é a vez do então “bad boy” Steve Perry tomar a vez, numa pequena pausa, ele ‘rouba’ o microfone para si e diz que sempre que saí à rua ouve dos fans que foi superado no “guitar hero”, game o qual o músico tem uma canção, e que naquela noite todos poderiam tirar suas conclusões de quem era melhor, ele ou o game. Com um clipe de fundo do próprio game, Perry faz um solo memorável o qual é aplaudido por todos, percorrendo a passarela até sua extremidade, local no qual termina seu solo com a guitarra nas costas. Perry emendou seu solo com a cover "Stop Messin' Around".

Na seqüência. um dos momentos mais aguardados da noite. Tyler e cia executaram algumas das baladas mais marcantes da história do Hard Rock, “Crazy”, “Cryin’”, e após um breve solo de baixo, Tom Hamilton introduz "Sweet Emotion" para delírio geral.

Chega o momento de um pequeno solo de bateria de Joey Kramer, que dá entrada a "Lord Of The Thighs", e para mudar um pouco o clima pesado do show, executam "Baby Please Don't Go", de Big Joe Williams.

Os músicos deixam o palco sem fazer muito charme para se despedir, até porque todos aguardavam o retorno com bis. Alguns instantes depois, retornam com "Walk This Way" e "Toys In The Attic". A apresentação que teve mais de duas horas de duração, não deixou a desejar, apenas o excesso de clássicos que a banda acumula em sua longa carreira que seriam impossíveis de serem tocados em apenas uma noite, porém os selecionados deram conta do recado e fizeram com que muitos fans saíssem com a sensação de terem visto uma das melhores apresentações da banda.

Ter presenciado Mr. Steven Tyler de tão perto foi algo com toda certeza inesquecível, ver toda sua performace e confirmar que ele realmente tem uma boca enorme (piada boba da repórter a parte), mais do que isso, confirmar que crises a parte, o Aerosmith é um conjunto que funciona muitíssimo bem ao vivo.

Set list:
Eat The Rich
Back in the Saddle
Love in an Elevator
Falling in Love (is Hard on the Knees)
Pink
Dream On
Livin' on the Edge
Jaded
Kings And Queens
Crazy
Cryin'
Drum Solo
Lord Of The Thighs
Joe Perry Guitar Battle
Stop Messin' Around (Fleetwood Mac cover)
What It Takes
Sweet Emotion
Baby, Please Don't Go (Big Joe Williams cover)
Draw the Line – BIS: Walk This Way
Toys in the Attic

Nenhum comentário:

Postar um comentário