sábado, 11 de setembro de 2010

Jeff Scott Soto & Eric Martin - 23-05-2010 - São Paulo - SP (Carioca Club)








Texto e fotos por Juliana Lorencini


No domingo, dia 23 aconteceu na casa paulistana Carioca Club, o Hard Party II que contou com dois grandes nomes do Hard Rock mundial, Jeff Scott Soto e Eric Martin.

Por volta das 19h30m quando finalmente todos que estavam do lado de fora da casa conseguiram entrar, deu-se início a apresentação de Eric Martin, sem muitos recursos visuais apenas o telão que cobria o palco fora suspenso e atrás deste, os músicos aguardavam o público. Dono de uma voz inconfundível, desde a época do Mr. Big, Martin mostra logo de cara que nada parece ter mudado. Eric tem sérios problemas com a fumaça que é solta no palco durante sua performace, em alguns momentos chega a tentar afastá-la com os braços, mesmo os fans pedem para desligar o aparelho responsável pela fumaça que que prejudica a pérformance de Eric em certo momento. Problema corrigido, o frontman segue com “Take Cover”, “Promisse Her The Moon” e “Superfantastic”.

Um show com set list cobrindo sua carreira solo, mas fans que aguardavam ansiosamente por algo relacionado ao Mr. Big ainda tiveram “To Be With You” e “Daddy, Brother, Lover, Little Boy” para se deleitar, ambas cantadas em uníssono pelos presentes. Eu particularmente senti falta de “Shine” e creio que muitos também tenham sentido. Mas também não era preciso, Eric tem um repertório ótimo, com canções que se diferem de sua carreira no Mr. Big, mas com a essência do vocal! Assim como o ex-companheiro de banda Richie Kotzen, Martin tomou rumos bem diferentes após sua saída (Kotzen na verdade já tinha uma carreira solo antes da passagem por bandas como Mr. Big e Poison), porém criaram não somente outra identidade como um público caracteristicamente fiel. Eu que havia presenciado uma apresentação de Eric ao vivo, me surpreendi não apenas com sua performance ao vivo mas também com a qualidade do trabalho em si.

Um pouco antes do término de sua performance, Eric anuncia em uma breve conversa com o público que em breve Jeff Scott Soto (do qual ele se diz grande fan) subiria ao palco e que faria uma participação especial no show. Extremamente simpático e atencioso com o público, Martin distribuiu sorrisos, acenos e pausou sua apresentação para pequenos diálogos com os presentes.

Passada a primeira apresentação, eis que ecoa expectativa no Carioca Club quanto à próxima performance. As 21h o telão é novamente suspenso, Jeff e sua trupe estão a postos para começar o que seria uma de suas melhores apresentações no Brasil, as luzes se acendem e Soto abre bem o show com “Brothers In Arms” (para ser honesta fiquei surpresa, minha grande expectativa era se ele tocaria algo do W.E.T. e logo de imediato tenho minha dúvida sanada!). Jeff ainda tocou “Comes Down Like Rain/Gin & Tonic Sky” e “One Love” ambas do W.E.T.. Teríamos na sequencia “21st Century” , “Soul Divine”, “Eyes Of Love”, “No Salvation”, “Warrior/Living The Life”, enquanto JSS como sempre não para um só segundo no palco e varia entre pulos, corridas e reboladas! O vocalista mostra nitidamente ter diversas influências em sua carreira e o tal do “gingado” sempre fez parte de suas apresentações.

Alguns momentos depois numa breve conversa com o público, Jeff disse que sempre é questionado sobre o Talisman e que então tinha preparado algo especial! Ele tocou nada mais, nada menos do que grande parte de minhas músicas favoritas de uma vez só, sem pausa, fazendo com que a repórter que vos escreve quase tivesse um infarto! Sabe aquela canção que você ouve num cd ao vivo muito antigo e imagina que jamais terá a chance de vê-la ao vivo? Pois bem, eis que lá estava ele cantando todas! Medley de “Break Your Chains/Day By Day/Give Me A Sign/Dangerous/Just Between Us/Mysterious/I´ll Be Waiting”, e ainda brincou com os fans quando os fez repetir diversos sons que o mesmo fazia e no final, mais uma gracinha cantando o início de “Bad Romance” (Lady Gaga), deixando todos surpresos (para Jeff que tinha “Froozen” da Madonna em seu repertório oficial, isso já não causa nenhum grande estranhamento).

Jeff deixa o palco para uma curta pausa e no retorno fez uma homenagem ao Dio, um trecho curto de “Holy Diver”, ótimo! Em seguida fez um “top Five” dos grandes clássicos em sua opinião, passou por “We Will rock You” (Queen), “We’re not gonna take it (Twisted Sister)”, “Run to The Hills” (Iron Maiden) e a number five qual era? “Stand Up and Shout”! Clássico dos Clássicos, quem não quis ser um “Rock Star” depois de ver o filme? Ainda mais tendo a Steel Dragon (banda fictícia do filme) com a participação nos vocais de Jeff Scott Soto!

Soto ainda contaria com a participação de Eric Martin e Bj fazendo duetos em momentos separados. Com Eric, a interação anunciada fora em “Daddy, Brother, Lover and Little Boy” e “To Be With You” do “Mr. Big”; já com BJ, que Jeff descreve como grande amigo (além de compor sua banda e ter excurssionado com Jeff muitas vezes na época em que estava a frente do “Tempestt”) cantam “Insanity Desire”.

Nova pausa e retorno trajando uma camiseta do Brasil com seu nome atrás (dizem dada por um casal de fans no dia do show). JSS dominou o palco, rebolou de um lado para o outro e ainda fez gracinhas com o público (até dizer que um rapaz que berrava por BJ era seu namorado). Para não perder o costume, bebeu muita caipiroska durante a apresentação dizendo que na de número 12 viraria o copo, porém o fez muito antes e não apenas uma vez. No dado momento em que aconteceu, logo no início da apresentação, Jeff descrevia que no show anterior em Curitiba ele havia aprendido algo novo que era a expressão: “Vira, vira, vira! Vira, Vira, Vira! Virou!”, levando os fans ao riso e posteriormente a entoação da dada ‘expressão’, até Jeff dizer que não pode fazê-lo constantemente pois comprometeria seu show (mesmo assim, atendera aos fans em três doses). Nem mesmo os integrantes e Eric Martin escaparam, Jeff brincou perguntando quantas caipiroskas o ex-frontman do Mr. Big havia tomado e Eric sorrindo responde que ainda nenhuma.

Para encerrar de uma forma bem diferente, Jeff homenageou seu grande amigo e parceiro de composições e Talisman, Marcel Jacob (falecido em 2009), com um mini acústico no qual os integrantes da banda se dispuseram sentados no palco de frente para a platéia. Emocionado, Soto anuncia uma de suas canções favoritas, “Since You´ve Gone”, e desta forma encerra a apresentação, pontualmente às 23hs. Jeff mais uma vez correspondeu à expectativa dos presentes, com carisma, talento, diversidade musical, dentre outras qualidade que o vocalista possuí. A produção do evento fora elogiável, mantendo os horários pré-estabelecidos e bom andamento das apresentações.

Set list:
Intro
Brothers In Arms
21st Century
On My Own
Drowning
Soul Divine
Our Song
Eyes Of Love
No Salvation
Warrior/Living The Life/Holy Diver
Comes Down Like Rain/Gin & Tonic Sky
Talisman Medley (Break Your Chains/Day By Day/Give Me A Sign/Dangerous/Just Between Us/Mysterious/I´ll Be Waiting)
One Love – Stand Up And Shout
Insanity Desire (Tempest)
Daddy, Brother, Lover and Little Boy/To Be With You (Com Eric Martin)
Since You´ve Gone

Nenhum comentário:

Postar um comentário