quinta-feira, 17 de março de 2011

Mayhem e Taake - 11-03-2011 - São Paulo - SP (Carioca Club)

Por Leandro Cherutti
Fotos por Leandro Cherutti e Juliana Lorencini

Mayhem! Um nome com um passado sangrento, homicídio e satanismo fizeram parte de sua longa trajetória, uma banda com altos e baixos, amada por alguns e odiada por outros. É quase impossível alguém que goste de black metal, nunca ter se deparado com alguma história envolvendo este nome, pois bem, no último dia 11 de março deste ano, esta banda de Black Metal que gerou tanta polêmica nos primórdios dos anos 90, se apresentou pela segunda vez em 27 anos de blasfêmia, na cidade de São Paulo, nesta ocasião ao lado da também norueguesa Taake, liderada pelo vocalista Høest (ex-Ragnarok).

O evento teve seu início por volta das 19h15, com a banda brasileira ColdBlood,o público era muito pequeno, mas isto não desmotivou os cariocas que lançaram ao ar,o seu venenoso Death Metal.Pontualmente as 20 horas, um breve silêncio nos PA’s chegou a hora do Taake fazer sua estréia em solo brasileiro, as cortinas se abriram e Tundra (guitarra), Aindiachal (guitarra), V'gandr (baixo) e Thurzur (bateria) já estavam apostos em palco, todos devidamente trajados no melhor estilo Black Metal, mas ainda faltava um, o grande nome e líder da banda, Høest, que segundos depois deu o ar da graça, coberto pela bandeira da Noruega, dando o ponta pé inicial com a faixa “Tykjes Fele” um clássico da banda, a próxima a ser desferida foi a cadênciada e intensa “Umenneske”, Høest, possui um vocal forte e agressivo, muito parecido com o obtido em estúdio, ele as vezes parecia estar em outra dimensão, com uma encenação perfeita, em seus olhos lentes de contato brancas que o deixava com um olhar vago. A banda ainda executou as longas "Hordalands Doedskvad I” e Hordalands Doedskvad III“ do álbum de 2008 entitulado Taake veio “Doedsjarl” e a música que foi um dos pontos altos da noite, a contagiante Nattestid ser porten vid I”, com um setlist curto porém forte, a horda demonstrou todo o seu poder, perante um público um pouco mais aproximadamente 250 pessoas.

Um breve intervalo, hora dos fãs respirarem, comprar algo no bar e se preparar para a grande atração da noite, às 21 horas, Morpheus (guitarra), Hellhammer (bateria), Necrobutcher (baixo), Teloch (guitarra) e Attila Csihar (vocal) assumiram suas posições no palco, Attila era o único membro caracterizado da banda, trajava uma vestimenta parecida com uma batina, toda manchada de sangue na região do Torax,em seu peito um enorme crucifixo invertido e em uma das mãos, possuía uma forca e algo parecido com um defumador usado pela igreja católicas. A banda começou o seu set de músicas com a excelente “Pagan Fears “ do cd De Mysteriis Dom Sathanas e “Ancient Skin” do Ep Wolf's Lair Abyss. O que me chamou atenção, foi a forma calma e serena que o baixista Necrobutcher conduzia o seu instrumento,”Cursed In Eternity” foi mais uma lembrada na noite, faixa que originalmente foi gravada por Euronymous (Øystein Aarseth), na seqüência veioA Time To Die” e logo atrás “View From Nihil” som que entrou na compilação European Legion ,ainda tivemos lenta “Illuminate Eliminate” do último álbum “Ordo Ad Chao” .

O grandalhão vocalista é uma atração a parte no palco, por diversas vezes se batia com corda a mesma utilizada para a forca além uma atuação teatral em sua apresentação, Hellhammer por sua vez, sempre muito preciso em sua bateria, e as guitarras de Morpheus e Teloch trabalharam em conjunto, mantendo o peso na sonoridade, um dos grandes clássicos da banda ” Freezing Moon “ levou todos ao delírio, fazendo com que todos cantassem o seu refrão, a intro ”Silvester Anfang deu a abertura para a lendária ”Deathcrush” de 1987, ”Buried By Time And Dust “ foi tocada de forma magistral, a banda também fez sua homenagem ao Brasil, com a música do Sepultura Troops Of Doom” , nesta hora no meio do público prestigiando o show estava Høest e logo mais ao lado o guitarrista da banda Belga Enthroned, Tzelmoth, com um setlist para muitos fãs fraco o Mayhem finalizou com “De Mysteriis Dom Sathanas” e “Pure Fucking Armageddon”, clássicos como “Funeral fog” e “Carnage” não se fizeram presentes no show, mas sem dúvidas o Mayhem cumpriu o seu papel, com um belo espetáculo. São Paulo teve mais um grande evento organizado pela Tumba Produções, uma pena os fãs não terem comparecido em massa.













3 comentários:

  1. Cara é verdade,pouca gente pra uma grande banda como o Mayhem (São Paulo a capital do Metal fazendo feio =/ gogogogogogo kd os amantes do metallll =(

    ResponderExcluir
  2. Este Show do Mayhem foi mal divulgado em São Paulo,os valores e locais de ingressos,demoraram muito tempo até serem apresentado, acredito que isto contribuiu um pouco.E também tem a grande massa de shows que estão passando por São Paulo!

    ResponderExcluir
  3. Em BH deve ter tido umas 800 pessoas!
    Grande noite do metal extremo.

    ResponderExcluir