sábado, 17 de dezembro de 2011

Extreme Metal Fest - 10-12-2011 - São Paulo - SP (Carioca Club)

Por Juliana Lorencini
Fotos por Juliana Lorencini

No último final de semana, 10 de dezembro, tivemos a décima edição do Extreme Metal Fest, o festival realizado pela Tumba Produções esse ano contou com a presença das bandas brasileiras Anarkhon e Hammurabi, além do Gama Bomb e o Dark Funeral, um dos maiores expoentes do Black Metal Mundial. A última passagem dos suecos pelo país aconteceu em 2006.

O início do festival estava marcado para as 16h, porém, com alguns minutos de atraso o Anarkhon subiu ao palco, com um set list curto. Aron Romero (vocais e guitarra), William Craven (guitarra), Michel Yuzna (baixo) e Wellington Backer (bacteria), antigasse apresentaram para um público ainda muito pequeno, e ainda enfrentaram problemas técnicos, mesmo assim a banda que trouxe um Death Metal das antigas conseguiu causar uma boa impressão fechando com o cover do Deicide “Sacrificial Suicide”.

A banda mineira de thrash/death metal Hammurabi, formada por Daniel Lucas (guitarra e vocal), Danilo Henrique (guitarra), Críslei Rodrigo (bateria) e Wésley Ribeiro (baixo), conseguiu aquecer o público para as atrações principais da noite. Com uma boa presença de palco e rápida resposta da platéia já presente, o trio focou principalmente em Extinction Root seu trabalho mais recente.

Às 18h, os irlandeses do Gama Bomb subiram ao palco para literalmente agitar público e não fizeram feio. Souberam muito bem como conduzir performance devastadora, calcada em um Thrash Metal veloz. Durante o show, muitas rodas foram abertas, mostrando que a banda agradou até mesmo aos fãs de Black Metal mais tradionais.

Está foi a primeira vez que a banda composta por Joe McGuigan (baixo e vocais), Philly Byrne (vocais), Domo Dixon (guitarra), Paul Caffrey (bateria) e Luke Graham (guitarra), veio ao Brasil. Ainda trabalhando seu último álbum de estúdio Tales from the Grave in Space (2009), o Gama Bomb fez uma apresentação sem pausas, direta e objetiva. Passando por faixas como “Hammer Slammer”, “We Respet You”, “Zombi Brew”, “Bullet Belt” e “Final Fight. Irreverentes os músicos criaram uma relação bem próxima com o público.


Trazendo de volta a turnê “Satanic War Tour – The Return” repleta de clássicos da banda, para nenhum fã botar defeito, os suecos do Dark Funeral fizeram uma apresentação que disputa fortemente o posto de uma das melhores do ano.

A banda, que recentemente trocou sua formação, dessa vez subiu ao palco com Lord Ahriman (guitarra), Chaq Mol (guitarra), Dominator (bateria), Nachtgarm (vocal) e Zornheym (baixo). E foi a prova clara de que Ahriman estava completamente certo quando mencionou muitas vezes estar orgulhoso dos novos membros e que teríamos um show matador.

O Dark Funeral mostrou porquê é sim considerada um dos nomes mais influentes do Black Metal mundial. Além da sua excelente performance no palco, a banda passou por todas fases da sua carreira incluindo os albuns Attera Totus Sanctus (2005), Diabolis Interium (2001), In The Sign... (2000), EP Teach Children to Worship Satan (2000, The Secrets Of The Back Arts (1998), S/T (1994) e o aclamado Angelus Exuro Pro Eternus (2009).

Além de todos os clássicos já esperados, a show em São Paulo teve uma grande surpresa, Satans Mayhen” foi adicionada ao set list previsto para a noite e fez com que muitos bangers ficassem em êxtase ao ouvirem seu anuncio por Nachtgarm.

Uma das grandes perguntas que se fazia era se Nachtgarm conseguiria substituir a altura Caligula e o mesmo mostrou que apesar do pouco tempo de banda teve uma ótima desenvoltura. Com presença de palco marcante, o vocalista ao lado de do baixista Zornheym mostraram-se completamente integrados ao Dark Funeral.

Com um show sem pausas e um set list minucioso, o Dark Funeral conseguiu mesclar de forma muito eficaz diversos momentos da sua carreira. Ahriman de fato conseguiu cumprir sua promessa em trazer um show devastador ao Brasil. Só nos resta aguardar agora por um retorno breve e quem sabe como um novo álbum tão bom quanto seus antecessores.

Vale a pena citar que após o show o a banda desceu até o piti, espaço entre o palco e a grade, e cumprimentaram todos os fãs. Zornheym em especial ficou lá por cerca de 40 minutos após o show até que todos os fãs tivessem sua foto e/ou autógrafo do baixista.

Também vale a pena citar a atitude ridícula de um suposto fã que ao final da apresentação arremessou uma lata de cerveja no guitarrista Lord Ahriman, e lembrar que de atitudes como estas é que NÃO precisamos dentro da cena do metal.

Set List Dark Funeral

Stigmata
666 Voices Inside
Enriched By Evil
Goddess Of Sodomy
The Arrival of Satan’s Empire
Open The Gates
The Birth of the Vampiir
Atrum Regina
King Antichrist
Vobiscum Satanas
Shadows Over Transylvania
Heart Of Ice
The Secrets Of The Back Arts
Hail Murder
My Funeral
Satans Mayhen

Resenha publicada em Rock Brigade: http://www.rockbrigade.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2662:dark-funeral-se-apresentou-em-sao-paulo-apos-cinco-anos&catid=5:destaque&Itemid=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário