sexta-feira, 22 de julho de 2011

JØRN - 10-07-2011 - São Paulo - SP (Carioca Club)

Por Juliana Lorencini
Fotos por Juliana Lorencini

O vocalista norueguês Jørn Lande, vem se destacando como dos nomes mais fortes do hard/heavy metal atual. Dono de uma voz inconfundível e atuando não só na banda que leva seu nome JORN como em diversos projetos bem sucedidos como Avantasia e Allen & Lande, além de gravar com bandas com Ark, Masterplan, Vagabond, entre outras.

Há muito tempo a vinda de Jørn Lande tem sido cogitada, eu pessoalmente admito que estava muito ansiosa para vê-lo no palco tocando as músicas do JORN, apesar de já tê-lo visto em outros momento, como por exemplo compondo o elenco do Avantasia, aquela foi apenas uma prévia para o que Jørn Lande realmente poderia mostrar aos fãs.

A apresentação aconteceu num domingo, nesse mês de Julho, 10, na casa de show Carioca Club.

O set list escolhido para essa segunda apresentação foi praticamente o mesmo da noite anterior, apenas “Are You Ready to Rock?”, foi adiciona. Confesso que fiquei um pouco decepcionada, assim como muitos fãs que esperavam por algo a mais, já que se tratava apenas do JORN, mas nada que tenha tirado o brilho da banda ou diminuído a empolgação dos fãs.

A banda que acompanha o vocalista nessa turnê é Willy Bendiksen (bateria), Tore Moren (guitarra), Tor Erik Myhre (guitarra) e Nic Angileri (baixo). Que tem uma presença de palco e carisma notáveis pelo público, brincando e sempre sorrindo, além de serem extremamente eficazes e fazerem com o JORN soe tão pesado ao vivo quanto em estúdio.

Com uma mistura de Hard Rock e Metal pesada que beira a perfeição se compara até mesmo aos trabalhos de estúdio, é inegável que Jørn Lande ao vivo prova o porquê tem sido considerado um dos melhores cantores do gênero da atualidade.

JORN sobe ao palco e mais uma vez abre com “Road of the Cross”, essa também é a primeira faixa do mais recente álbum de inéditas “Spirit Black”, pesada e cadenciada é seguida por “Shadow People” e uma das que também gosto muito em “Spirit Black” a ótima “Below”.

O público se acompanhando Jørn Lande que mesmo sem conversar tanto, abre sempre um sorriso, ou até mesmo como é costume do vocalista, faz uma pose especial para todos os fotógrafos ali de plantão, mesmo que os mesmos não sejam especificamente da imprensa, muitos fãs saíram do show com suas fotos sendo únicas, enquanto o vocalista posava para cada uma delas.

Temos então, “Promises”, “World Gone Mad” e a tão aguardada “We Brought the Angels Down”, que já estava sendo pedida pelos fãs desde o começo da apresentação. Após esta, “The Inner Road” e “Man of the Dark”.

Chega então o solo de bateria, Willy Bendiksen demonstra durante sua exibição ter alguns problemas com a iluminação que afetava diretamente seu instrumento, muito incomodado ele faz uma pausa e conversa com o técnico responsável apontando para o público e dizendo que os mesmos estavam esperando por ele. E estes não deixaram de corresponder ao baterista o aplaudindo.

Na volta, “Soul of the Wind”, “Are You Read to Rock?”, que foi a única alteração do set list, muito bem recebida pelo público já que se trata de um dos clássicos da carreira do JORN, e fez com que todos literalmente tirassem os pés do chão e por último “Lonely Are the Brave”

Para o bis que não demorou muito a acontecer, a belíssima “Song for Ronnie James”, na qual Jørn Lande demonstra ficar muito emocionado em cantar e o mesmo acontece com os fãs, o cover de DIO “Rainbow in the Dark”, que já era também aguardado e por encerrando a noite “War of the World”.

Ao final do show, Jørn Lande ainda desceu entre um espaço que havia entre o palco e o público e fez questão de cumprimentar a todos que conseguiam chegar até ele, por alguns momentos achei que ele seria engolido pelos fãs e levado até a pista, mas mesmo assim, o vocalista fez questão de estar próximos aos fãs e ouvir de muitos o agradecimento pela noite.

A vinda do JORN ao Brasil, para muitos, inclusive para mim, era algo muito distante de acontecer, e vê-lo ali tão próximo foi uma sensação inigualável. Um ótimo show com uma excelente qualidade técnica, além de uma banda extremamente receptiva aos fãs. A combinação perfeita para que fique guardada na memória de todos que estiveram por lá.

Set List JORN

Road of the Cross
Shadow People
Below
Promises
World Gone Mad
We Brought the Angels Down
The Inner Road
Man of the Dark
Drum Solo
Blacksong
Soul of the Wind
Are You Read to Rock?
Lonely Are the Brave

Bis
Song for Ronnie James
Rainbow in the Dark (Dio)
War of the World




Nenhum comentário:

Postar um comentário