quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cruachan - 12-10-2011 - São Paulo - SP (Blackmore Bar)

Por Juliana Lorencini
Fotos por Juliana Lorencini

O Cruachan, um dos mais antigos e tradicionais grupos de Folk Metal do mundo, finalmente desembarcou no Brasil. Os irlandeses se apresentaram no tradicional Blackmore Rock Bar, em São Paulo, e ratificaram o porquê de ser apontado como influência para diversas outras bandas do gênero. Formada por Keith Fay (vocal, guitarra, teclado, bodhrán, mandolin, percussão), John Clohessy (baixo), Colin Purcell (bateria, percussão), John Ryan Will (tin whistle, violino, banjo, bouzouki, teclado) e John O'Fathaigh (tin whistle) o grupo, que está divulgando o álbum Blood On The Black Robe (2011), tocou para um público pequeno na capital paulista. No entanto, esse detalhe não foi empecilho para que os experientes músicos fizessem um show inesquecível para os fãs.


A abertura ficou por conta da banda Lóchrann. Com muitos integrantes num palco extremamente pequeno, o que mais chamava a atenção era a diversidade visual dos músicos, que vestiam de camisetas de surfe, passando por roupas mais 'headbanger' até a vestimenta tradicional do gênero, com direito até a espada. Animados, eles conseguiram empolgar o público que visivelmente aguardava a atração principal da noite.
Após alguns ajustes no palco, eis que surgem os veteranos do Pagan Metal, Cruachan. A abertura foi com The Horned God, seguida por Maeves March, Pagan Hate e o medley Bloody Sunday/Brian Boru. Com esse começo, os fãs já sabiam o que poderiam esperar para o resto da noite. Sem grandes intervalos entre uma música e outra, limitando-se a anunciá-las e com alguns sorrisos do líder Keith Fay, o Cruachan executou sem intervalos The Great Hunger, Thy Kingdom Gone, Ossians Return, Primeval Odium, Some Say The Devil Is Dead e Pagan.


Com uma sonoridade bem crua, direta e pesada, os irlandeses fizeram uma apresentação curta. Ao todo, foram doze músicas, algumas delas contando com a participação da eufórica Juliana Rossi, vocalista das bandas Hevorah e Ravenland, que venceu um concurso que dava direito a um(a) fã dividir o palco com a banda, nos vocais femininos, já que o Cruachan não possui mais uma ocupante para essa função.


Extremamente simpáticos, os músicos, além de usarem roupas típicas, também estavam descalços. Os destaques são Colin Purcell e John O'Fathaigh, que desde o primeiro momento estabeleceram um diálogo direto com o público, chegando até a brindar com os fãs mais próximos ao palco, seguidos pelo carisma do mentor Keith Fay.


Ao longo da noite, o Cruachan, assim como a banda de abertura, enfrentou diversos problemas técnicos com os microfones da bateria e com a guitarra, que não foram completamente resolvidos. A iluminação também não era das melhores mas, imprevistos à parte, eles não foram suficientes para atrapalhar a performance.

I Am Warrior foi, sem dúvida, uma das mais aclamadas do repertório. A resposta dos fãs foi imediata, acompanhando os vocais de Keith e Juliana, que algumas vezes chegaram a ser encobertos pelo público. A banda saiu do palco e voltou após poucos minutos para o bis, encerrando com o hino Ride On.


Com uma apresentação objetiva, sem muitas pausas para conversas, o Cruachan foi extremamente eficiente ao que se propôs: fazer uma performance madura, agressiva e contagiante. A banda soube como corresponder à expectativa dos fãs do seu tradicional Pagan/Folk Metal, gênero que vem ganhando cada vez mais força no país e atraindo mais bandas internacionais.


SET LIST:
The Horned God
Maeves March
Pagan Hate
Bloody Sunday/Brian Boru
The Great Hunger
Thy Kingdom Gone
Ossians Return
Primeval Odium
Some Say The Devil is Dead
Pagan
The Morrigan’s Call - I Am Warrior
Ride On

Sites relacionados:
www.cruachanireland.com
www.facebook.com/pages/Cruachan/123071141091065
www.myspace.com/cruachanfanpage

Resenha publicada em:
Roadie Crew - http://www.roadiecrew.com/mtOnlineDetalhe.php?id=117

Nenhum comentário:

Postar um comentário