quinta-feira, 24 de março de 2011

Richie Kotzen - 19-03-2011 - São Paulo - SP (Carioca Club)


Por Juliana Lorencini
Fotos por Juliana Lorencini

O guitarrista norte-americano Richie Kotzen, em sua recente passagem pelo Brasil, se apresentou neste último sábado, 19 de Março, na casa de shows Carioca Club em São Paulo. Kotzen que já havia feito uma apresentação, mas em versão acústica na semana anterior no Blackmore Rock Bar, também em São Paulo, desta vez fez uma apresentação elétrica, para a alegria de muitos fans que ainda preferem vê-lo plugado.

Às 18h40 sobe ao palco a banda brasileira Temppest, encarregada de abrir a noite e preparar o público para Kotzen, com um setlist menor do que ao que a própria banda previa, devido a falta de tempo, o Temppest mesclou entre canções novas que incluiu uma do novo trabalho e covers sendo elas uma em especial do Gotthard dedicada a participação do vocalista BJ, num recente tributo a Steve Lee que faleceu recentemente em um acidente de moto.

Então, as exatas 19hs, sobe ao palco Richie Kotzen acompanhado dos músicos o baterista Mike Bennet e o baixista Daniel Pearson, que já o acompanha a algum tempo, e esteve com Kotzen pelo menos em suas últimas três passagens pelo país. Quando as cortinas se abrem Kotzen e sua banda já estão apostos e começam com “Best of Times”, seguida por “Long Way From Home”, “Love Divine” e “Fooled Again”, “Faith” e “So Cold”.



Kotzen esboça suas tradicionais dançinhas e faz um show muito intimista apesar de desta vez não estar em uma casa tão pequena quanto as que costuma se apresentar. Outro detalhe é que Kotzen emenda uma música em outra, sem pausas para conversas com o público ou saídinhas do palo.

Um dos momentos mais aguardados e que é sempre motivo de expectativa é saber se Kotzen tocará algo relacionado a sua carreira no Mr. Big, já que isto não é um fato sempre presente em seu setlist, mas lembrando ainda que Kotzen já dividiu o palco com Eric Martin em uma de suas vindas ao Brasil, fazendo daquele um momento único para os fans que não esperavam pelo dueto. Desta vez para grande alegria do público em especial, a minha, “Shine” (Mr. Big) foi a escolhida!
Vem então “High”, “Stand” (Poison), “You Can't Save Me” e “Doing What the Devil Says to Do” que eu considero uma das melhores de toda sua carreira.

Kotzen indica o que seria o final do show com “Paying dues”, se despedindo de todos e anúnciando que aquela seria a última música da noite, mas para todos os fans habituais de seu show, sabíamos que haveriam mais algumas, alguns clássicos ainda estavam faltando. A banda se despede do público, mas em cerca de 2 minutos, me arrisco até mesmo a dizer que menos retornam com “Remember”, com toda certeza uma das baladas mais esperadas da noite. E enfim encerram com “Go Faster” quando Kotzen mais uma vez se dirige ao público de maneira discreta, agradecendo a presença de todos.

Para quem já conhece o guitarrista de longa data, sabe que seus shows normalmente tem esse ar mais fechado e que Kotzen não é muito de falar durante suas apresentações, mas confesso que neste ele estava mais quieto do que o de costume, porém algo é inegável, seu talento, a perfeição com que canta e toca são indiscutíveis. Mesmo sem dizer uma palavra Kotzen proporcionou a todos uma grande noite numa mistura na medida certa de blues e rock and roll, até o momento em que sua falta de carisma acaba se tornando um charme.

Setlist:
Best of Times
Long Way From Home
Love Divine
Fooled Again
Faith
So Cold
Shine (Mr. Big)
High
Stand (Poison)
You Can't Save Me
Doing What the Devil Says to Do
Peace Sign
Paying Dues
Remember
Go faster





Nenhum comentário:

Postar um comentário