domingo, 31 de outubro de 2010

Sonata Arctica - 30-10-2010 - São Paulo - SP (Carioca Club)

Por Juliana Lorencini
Fotos por Juliana Lorencini



A banda finlandesa Sonata Arctica, em sua terceira passagem pelo Brasil, se apresentou nesse último sábado, dia 30 de outubro, no Carioca Club, em pinheiros. Com início marcado para as 19hs e com apenas 15 minutos de atraso o Sonata sobe ao palco, Tony Kakko (Vocal), Marko Paasikoski (Baixo), Tommy Portimo (Bateria), Henrik Klingenberg (Teclado), Elias Viljanen (Guitarra) entram aos poucos e vão cumprimentando ao público, que grita euforicamente.

Com a casa completamente lotada pelos fãs do power metal do Sonata, após a “Intro” com “Everything fades to Gray”, eles começam com “Flag In The Ground”, “Black Sheep “,”The Last Amazing Grays “, nesse momento Tony dá um pulo sobre o retorno que há em sua frente que por alguns instantes me fez ter a sensação que o seu pé me “acertaria em cheio”, simpático Tony para por alguns segundos e faz pode para todos os fotógrafos que estão ali a frente e ainda espera para ter certeza que a foto foi tirada, acenando e voltando a parte superior do palco.



Na sequência Tony faz um pequeno discurso, senta-se na frente da bateria e em seguida ajoelha-se para dar a introdução de “Juliet (Before a story of Shakespeare)”, volta a ficar em pé e nos instantes finais volta a ajoelhar-se. Em seguida a clássica “8th Commandment “ , “As If The World Wasn’t Ending”, “Paid In Full”, “Tallulah” e “In Black and White”.

Após “The Dead Skin”, chega à vez dos solos, Elias and Henrik proporcionam um ótimo solo tanto individual como em conjunto de guitarra e teclados. Por sinal, é preciso dar um pequeno destaque aos teclados, Henrik se apresenta com um teclado roxo, completamente roxo. Algo que me chamou muito a atenção! Emendam o solo com “The Cage”.Tony conversa muito com o público e nesse momento se despede, mas todos já sabíamos que haveria uma volta, já que alguns clássicos ainda estavam pendentes.



Em alguns minutos, Tony volta sozinho ao palco e começa a conversar com a platéia, vejo nesse momento o roadie da banda colocando um banquinho e duas baquetas próximos ao vocalista. Tony começa brincando, pedindo para que todos o sigam, em seguida divide a platéia em três blocos e ensina a eles sons diferentes e pede para que eles repitam de forma alternada, logo mais a platéia entende que Tony a está fazendo de bateria, em seguida o vocalista pega o banquinho e coloca mais a frente, se senta, ajusta o microfone a sua altura e com baquetas em mãos pede para que a platéia mais uma vez repita a seqüência, em alguns instantes, então começa a cantar “We Wiil Rock You” (Queen), e apesar dos inúmeros risos todos continuam cantando com Tony, até que a banda toda retorna ao palco. Um grande momento de descontração e uma idéia nova, nunca havia presenciado algo parecido em show do gênero e achei fantástico!



Após a brincadeira de Tony, tocam “FullMoon” e “Don’t Say A Word” outros dois grandes clássicos da banda, que foram acompanhado por todos e fecham a noite com “Vodka (Hava Nagila)” e “Everything Fades To Gray (just Chorous)” com chave de ouro!

Posso lhes dizer que foi um show incrível, com uma banda extremamente carismática que manteve um contato próximo com seu público o tempo todo, literalmente entretendo a todos, Tony Kakko, por diversas vezes recolheu todo que lhe foi jogado, e os objetos variavam entre ursinhos de pelúcia a flores, sempre fazendo algum tipo de brincadeira encaixando em suas músicas as palavras “São Paulo” ou “Brasil”, não parou um só instante no palco. Além do essencial a qualidade do Sonata ao vivo, impecável!

Um grande show, que pede por um retorno breve!





Set List:
Intro (Everything fades to Gray)
Flag In The Ground
Black Sheep
The Last Amazing Grays
Juliet (Before a story of Shakespeare)
8th Commandment
As If The World Wasn't Ending
Paid in Full
Tallulah
In Black and White
The Dead Skin
Elias and Henrik Solos (Guitar and Keyboard)
The Cage

Biss:
Tony “Drums” Solo(We Will Rock You) (Queen Cover)
FullMoon
Don't Say A Word
Vodka (Hava Nagila)
Everything Fades To Gray (Just Chorous)

Nenhum comentário:

Postar um comentário