sábado, 11 de setembro de 2010

Guns 'N' Roses - 13-03-2010 - São Paulo - SP (Estádio Palestra Itália)



Na noite do dia 13 de março, uma das bandas mais aguardadas pelo público Hard Rock se apresentou em São Paulo no Estádio do Palestra Itália, juntamente com o ex-integrante da banda Skid Row, o vocalista Sebastian Bach que fez parte do mesmo cenário musical que o Guns ‘N Roses, no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Axl Rose e sua trupe já vinham com histórico de atraso dos outros shows realizados no Brasil, mas em São Paulo todas as estimativas de atraso foram largamente superadas: pontualmente as 21h30m, horário em que o Guns deveria subir ao palco, entra Bach e sua banda. Extremamente animado, Sebastian corre de um lado para o outro do palco, agita a cada música e interage com o público de uma forma até surpreendente, arriscando seguidas frases em português! Algumas destas foram mais constantes como “Saí do chão!”, no momento em que queria ver o público pulando junto com ele. O vocalista também tentou de todas as formas agradar aos presentes, em diversos momentos pediu que os canhões de luz fossem direcionados as arquibancadas enquanto pedia para que o público que estava lá gritasse. Seu set list foi composto de alguns clássicos do Skid Row como “Big Guns”, “Piece of me”, “Slave To The Grind” e “In a Darkness Room” (segundo Sebastian umas das músicas favoritas dos brasileiros) e singles solos além de alguns covers como “Back In The Saddle” do Aerosmith. Sebastian demonstrou no show que ainda é sim um grande front man, pela forma com que conduziu a sua apresentação, pela energia demonstrada no palco e pelo carinho que expressou pelo público brasileiro. Em um de seus discursos, Bach afirmou que a muito tempo ele e sua banda gostariam de tocar em São Paulo, e que naquele dia finalmente tinham conseguido e se sentiam muito felizes por isso. A apresentação foi encerrada com a balada “I Remember You”, “(Love Is) A Bitchslap” e o sucesso “Youth Gone Wild”.

Set List SEBASTIAN BACH
“Slave To The Grind”
“Back In The Saddle”
“Big Guns”
“Here I Am”
“Stuck Inside”
“Piece Of Me”
“18 And Life”
“American Metalhead”
“Stabbin’ Daggers”
“In A Darkened Room”
“Monkey Business”
“By Your Side”
“You Don’t Understand”
“I Remember You”
(Música nova)
“(Love is) A Bitchslap”
“Youth Gone Wild”

Banda:
Sebastian Bach - Vocal
Nick Sterling - Guitarra
Johnny Chromatic - Guitarra
Rob de Luca - Baixo
Bobby Jarzombek - Bateria

Com o fim da apresentação de Sebastian Bach, começou então a saga da espera pelo Guns ‘N Roses, que a essa altura já tinha um atraso notável. Enquanto os roadies da banda preparam o enorme palco para apresentação, a platéia vaia cada vez mais movida pela tensão da espera. Até que finalmente por volta da 1h de domingo, os telões são ligados e o público que já estava exausto pela espera começa a gritar! Sobe ao palco Axl Rose e sua trupe ao som de “Chinese Democracy”, tudo favorecia para uma grande apresentação se com menos de 2 min em cena Axl não tivesse parado e feito com que seus músicos o seguissem. O motivo: uma garrafa de água arremessada por um fã no cantor. Axl o chamou de covarde e ameaçou se retirar do palco caso torna-se a se repetir o ato. Eis que todos ali presentes começaram a entrar em desespero após a longa espera em ver que o show tão esperado poderia ter seu fim ali, mas Axl se dirigiu ao centro do palco, e em alguns segundos deram seqüencia ao show, para o alívio de todos os fãs ali presentes. Foi à vez então dos clássicos “Welcome To The Jungle”, “It’s So Easy” e “Mr. Brownstone”, que fazem parte do disco “Appetite For Destruction”, um dos álbuns (senão o álbum) Hard Rock mais vendido em toda história. Com isso, objetos como bandeiras, faixas, camisetas, bichos de pelúcia e até um soutien de uma fã mais exaltada, eram jogados ao palco e foram sendo recolhidos pelo cantor.

A apresentação da banda fora marcada nitidamente por momentos de grande empolgação do público quando eram executados os clássicos e de muito menos entusiasmo quando as músicas do seu mais recente disco “Chinese Democracy” eram tocadas, como “Chinese Democracy, “Sorry” e “Better”. Na pista grande parte não acompanhava as letras cantadas por Axl, e nas arquibancadas era ainda mais notável a falta de interesse do público, quando grande parte sentava e somente se levantava à medida em que os clássicos eram tocados. Cercado de aparatos eletrônicos como telões, fogos e até mesmo chuva de papéis picados no final da performance, não há dúvidas de que foi uma grande apresentação! Os telões da banda enormes foram não só um atrativo como uma ajuda a muitos fãs que estavam mais distantes, levando em consideração que os de tamanho padrão colocados pelos organizadores não davam conta de atender ao público pela sua péssima qualidade, isso enquanto funcionavam (na apresentação de Sebastian Bach, além de não funcionarem, o vocalista contou com uma péssima iluminação de palco, o que dificultou a visão dos presentes em muitos momentos). Já Axl superando todas as expectativas, demonstrou-se extremamente simpático com o público, muito comunicativo, conversou muito com os fãs e até mesmo esboçou preocupação com alguns que estavam na pista vip. Em dado momento, Axl chamou Ellen Jabour que estava ali no palco para auxiliá-lo como tradutora e pediu para que os fãs dessem um passo para trás, com o intuito de que ninguém se machucasse. Uma atitude que há tempos atrás não seria esperada do vocalista. Além da preocupação Axl em alguns momentos se desculpou por sua voz, e ainda mencionou o show que teria cancelado na noite anterior. Em suas palavras: “Estou um pouco rouco e o show foi marcado pelo nosso agente e não por nós, prefiro tocar para vocês do que para meia dúzia de pessoas”, neste momento os fãs começaram a gritar para Axl demonstrando um grande contentamento com sua declaração.

Foi um grande show, visualmente falando digno daquelas que ficaram para memória de todos os presentes, mesmo só contando com o próprio Axl como integrante original. Os novos membros não deixam a desejar, foram extremamente competentes e simpáticos com o público, segurarando muito bem a apresentação nos diversos momentos em que o vocalista deixava o palco. Axl mesmo tido como em má forma, não deixou a desejar, correndo de um lado para o outro do palco, ensaiando velhos passos de dança e gesticulando bastante com a platéia, sem contar no momento em que tocou “November Rain”, mostrando que alguns traços do velhos Guns ‘N Roses permanecem.

Axl encerrou o show por volta das 3h30m de domingo, um show longo para compensar a espera angustiante dos fãs. Nos minutos finais da apresentação fez ainda uma brincadeira com os fãs divertindo-se com a reação do público em muitos momentos, como quando pediu para que todos os presentes gritassem diversas vezes a frase “Fuck You, Axl Rose”. Na volta o bis de quase 40 minutos, com as novas “Madagascar”, “Shackler's Revenge” e “This I Love”, e finalmente a tão pedida “Patience” e “Paradise City”, cantada em uníssono e executada em meio a fogos, luzes coloridas e explosões.

Set List GUNS N’ ROSES
“Chinese Democracy”
“Welcome To The Jungle”
“It's So Easy”
“Mr. Brownstone”
“Sorry”
“Better”
Solo Richard Fortus
“Live And Let Die”
“If the World”
“Rocket Queen”
Solo Dizzy Reed
“Street Of Dreams”
“I.R.S.”
Solo DJ Ashba
“Sweet Child O' Mine”
“You Could Be Mine”
Solo Axl Rose
“November Rain”
Solo Ron Thal
“Knockin' On Heaven's Door”
“Nightrain”
BIS
“Madagascar”
“Shackler's Revenge”
“This I Love”
“Patience”
“Paradise City”


Banda:

Axl Rose - Vocal, piano
Richard Fortus - Guitarra
Ron "Bumblefoot" Thal - Guitarra
DJ Ashba - Guitarra
Tommy Stinson - Baixo
Frank Ferrer - Bateria
Dizzy Reed - Teclados, piano e percussão
Chris Pitman - Teclados

Nenhum comentário:

Postar um comentário