sábado, 14 de maio de 2011

Finntroll - 08-05-2011 - São Paulo - SP (Manifesto Bar)

Por Leandro Cherutti
Fotos por Leandro Cherutti

No último dia 8 de maio, a banda finlandêsa Finntroll, mostrou ao vivo aos fãs brasileiros toda a potencialidade de suas canções, que envolve uma mistura de Folk e Black Metal, criando assim uma combinação única.

O show que de princípio estava agendado para ser no Carioca Club, foi realizado em um bar muito conhecido na cidade de São Paulo, Manifesto Bar, localizado na zona sul da capital. A noite contou com alguns contra-tempos, primeiramente com a banda de abertura Opus Tenebrae, que se atrasou ao chegar no local, o que ocasionou em uma mudança de planos, forçando a produção agilizar a montagem do palco para a banda escandinava que de headliner passaria ser a abertura.

Às 20h25min o silêncio tomou conta do local e a introdução “Blodsmarch” abriu o espetáculo 25min após o especificado no ingresso, eis que então surgiram um a um, Beast Dominator (bateria) , Skrymer (guitarra), Tundra (baixo), Virta (teclado), Routa (guitarra) e por último o Vreth (vocal). Um detalhe que chamou a minha atenção, é que todos portavam duas latinhas de cerveja em mãos, seria este o segredo para se fazer um bom show?

Com um público estimado em 450 pessoas, a banda deu início à pancadaria com faixa “Solsagan” do último cd “Nifelvind” os fãs corresponderam à altura e começaram a pular em uma agitação fenomenal, as próximas foram “Slaget Vid Blodsälv”, “Den Frusna Munnen” e “Ett Norrskensdåd” as duas ultimas fazem parte do último trabalho de 2010, o público estava animado, passando a impressão que a casa estava muito mais cheia do que o número estipulado, sem muita conversa a banda mandou a candênciada e repleta de teclados, “Nedgång” originária do realese “Ur Jordens Djup”.

No melhor estilo Folk, tivemos a execelente canção “Korpens Saga” a esta altura do show o clima estava quente, os fãs se apertavam em um frenético empurra-empurra, colocando mais agitação no show. A ótima música “Nattfödd” deu andamento na noite e à antiga “Midnattens widunder” veio para acelerar e colocar ainda mais peso na apresentação, a faixa possui um andamento rápido e uma combinação de vocais perfeita.

“Eliytres” e “Under bergets rot” antecederam "Trollhammaren", o show não teve um ponto alto em si, todas as faixas foram muito bem aceitas pela platéia que a todo momento cantava e acompanhava as músicas com pequenos coros. Os finlandeses do Finntroll são muito carismáticos e tem uma boa presença de palco, isso só contribuiu ao evento, estusismando ainda mais a galera.

A densa e pesada “Grottans Barn” esteve presente para dar uma acalmada nos ares , um tempo curto, até porque a próxima foi à aceleradíssima “Maktens spira”. Do cd Midnattens Widunder, veio “Rivfader” considerada um clássico da banda . Uma breve pausa de aproximadamente 3 minutos e a banda volta para o bis, executando “Dråp” e encerrando com a famosa “Jaktens tid”.

Foi um show com cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos de apresentação, o som no Manifesto não esteve dos melhores, mas sem dúvidas o Finntroll deu aos fãs tudo aquilo que procuravam, música de boa qualidade e um belíssimo espetáculo, as portas foram abertas, esperamos que a banda não demore tanto para retornar aos trópicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário